As Cores das Lentes Interferem na Visão?

É comum escutarmos de algumas pessoas que compraram óculos de proteção solar que possuem a sensação que os óculos possuem “grau”. Ou até mesmo, expressões do tipo: “eu tinha um óculos solar que eu me sentia muito melhor com ele”.

Pois bem, muitas pessoas não sabem, mas a cor das lentes dos óculos escuros possuem função visual. Isso significa que você poderá se adaptar bem com algumas cores e nem tanto assim com outras. Isso se torna mais perceptível quando o usuário possui algum tipo de dificuldade visual (Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo).

As cores possuem duas funções básicas em nossa visão. A primeira, melhora a nitidez em distâncias diferentes.

Exemplo:

Os óculos com coloração MARROM, melhoram a visão de longe, aumentando o que chamamos de profundidade de foco. Desta forma, para os míopes e astigmatas que possuem uma dificuldade maior para longas distâncias, ou se a pessoa trabalha usando muito a visão de longe como Motoristas, esta se torna a cor ideal.

No caso de óculos coloridos com cor VERDE, melhoram a visão de perto, diminuindo o esforço natural que os olhos fazem, nos dando como consequência uma visão mais confortável. Assim, para os hipermétropes que possuem dificuldade maior para perto, ou para pessoas que trabalham usando computador por muito tempo, esta se torna a cor ideal.

Já os óculos com coloração CINZA não interferem tanto na visão, mas tem a importante função de filtrar a quantidade de luz que entra em nossos olhos sem alterar a cor dos objetos visualizados. Podem ser usados por qualquer pessoa.

Uma outra função das colorações é COMPORTAMENTAL. Cores quentes, (marrom), tem a função de acelerar a circulação sanguínea, deixando-nos mais ativos, aumenta determinados tipos de reflexos. Já as cores frias (verde, azul), tem a função de relaxar, diminuir o ritmo.

Agora você já possui excelentes dicas para escolher seus óculos solar. Lembrando que não existem regras inquebráveis, ou seja, as vezes você pode se adaptar tranquilamente com uma cor que, teoricamente, não seria a melhor indicação.

 

ÓTICA VEJA

Melhor pra Você!

Deixe um comentário