DIFICULDADES VISUAIS PELO USO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Estamos passando por diversas transformações e adaptações em nosso comportamento devido principalmente à pandemia. Todas essas alterações comportamentais afetam, também, a nossa visão de forma direta.

Mais do que nunca temos ficado horas a frente de equipamentos que emitem luz e luz que pode prejudicar nossa visão. Celulares, Tvs, Tablets, Computadores, todos estes equipamentos fazem parte de nossa vida durante várias horas ao dia.

Sempre que vamos ler algum livro impresso, os nossos olhos fazem um esforço duplo. Primeiro eles se alinham para manter um posicionamento capaz de levar a imagem dos dois olhos, simultaneamente, ao nosso cérebro. Isso acontece devido ao esforço muscular que nossos olhos fazem durante a leitura. Segundo, nossos olhos funcionam como uma espécie de diafragma, controlando a quantidade e a qualidade da luz que chega até eles. Isso acontece graças aos movimentos de contração e dilatação da pupila e também a uma qualificação da luz feita pela retina, no fundo dos olhos. Somente estes dois esforços são capazes de, dependendo do tempo de leitura, gerar alguns sintomas como: dor de cabeça, coceira nos olhos, ardor, embaçamento ocasional da visão, dentre outros.

Acontece que quando usamos equipamentos eletrônicos, naturalmente, temos a tendência de aproximar mais o celular do que um livro impresso, por exemplo. Isso faz com que os esforços realizados pelos nossos olhos para manter o posicionamento ideal e controlar a quantidade e qualidade da luz, aumente consideravelmente, intensificando de forma proporcional todos os sintomas descritos acima.

Um outro ponto importante é que todos os equipamentos eletrônicos emitem a chamada luz azul. Esta luz azul é dividida em duas partes, ou duas cores complementares: Azul Turqueza e Azul Violeta.

A luz azul turquesa possui importante função em nossa visão e em nossa vida pois é ela que, por exemplo, regula o nosso sono. Já a luz violeta é prejudicial pois pode, dependendo do tempo de incidência em nossos olhos e a frequência que ficamos a ela expostos, causar cansaço visual, dificuldades de contraste e até, em casos mais graves, lesões na retina.

Por essa razão é importante usarmos óculos que nos auxiliem neste comportamento visual tão importante. A Ótica Veja dispões de lentes que relaxam a musculatura dos olhos, gerando conforto e aumentando significativamente o tempo de uso de equipamentos eletrônicos sem sintomas que prejudiquem a sua visão. Assim como as lentes que possuem filtro de luz azul, deixando passar para os olhos apenas a luz azul turquesa, saudável e necessária para a nossa visão.

A dica é: Consulte regularmente seu especialista e adquira lentes de qualidade que possam lhe proporcionar o máximo rendimento visual e ocular.

Não esqueça: Cuidar da sua visão é cuidar da sua Saúde. Ótica Veja, Melhor pra você!!

 

 

Deixe um comentário